quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Um pouco sobre líquido amniótico

Oi, pessoal, tudo bem?

Hoje, vou falar um pouco sobre o líquido amniótico!! Todo mundo já sabe que existe uma faixa de valor que é considerada comum para ele, certo? Pode acontecer de ter mais ou menos, mas não vou falar exatamente sobre isso hoje, pois quero falar sobre ele especificamente no final da gestação!

nutripediatra

Bom, conforme o dia do parto vai se aproximando, é natural que o líquido vai diminuindo...faz parte! Está chegando o grande momento do bebê ser uma pessoinha por si só! E, conforme o seu desenvolvimento, muita coisa vai mudando junto..mas voltemos ao foco! Esse assunto é gostoso, né? Ai..aii...é de suspirar e de inspirar...de sonhar...às vezes de lágrimas, mas que agora podem ser realidade!!! =D

Bom, na gravidez é assim...você começa a ir mensalmente, até que de repente se vê fazendo ultrassons de 2 em dois dias, mas qual o porquê disso?

Um dos motivos é o líquido amniótico! Vamos supor a seguinte situação:

"Ana (nome fictício) está perto de ter o seu bebê, mais precisamente 1 semana e 1 dia. O médico dela não deixa que passe das 40 semanas pelo fator de envelhecimento interno e outros riscos...naturais. É uma quinta-feira e seu filho está previsto para nascer na sexta da semana seguinte. Porém, ao fazer o utrasson a médica sinaliza que o seu líquido está diminuído e que provavelmente não se vejam mais. Mas ao voltar no consultório com seu go obstetra, o mesmo diz: "Tome bastante água e volte no sábado, daqui dois dias, veremos o líquido, se ele subir, repetiremos o processo na segunda-feira...caso contrário, já vai trazendo as malas".Curiosa, Ana pergunta se dá tempo e o médico responde positivamente. No sábado, Ana recebe a notícia de que ainda dá pra segurar, mas que não chega até o dia provável. Na segunda-feira,seu líquido estabilizou, o que nesses casos tem que fazer o parto...a mesma situação se aplicaria se ele estivesse diminuído, porque também tem a questão de cada laboratório. Ana não  vê o seu ultrasson, mas o marido diz que o bebê abre e fecha os dedinhos. Bom, ela recebe a ligação do seu médico e o parto é feito no dia seguinte e apesar de ter sido cesária, inclusive por outras questões, sua barriga estava enorme e de uma forma muito diferente, parecia que o bebê sabia que havia chegado a hora de vir ao mundo. Fica claro que não havia mais espaço para o bebê e que só via líquido onde não tinha corpinho para preencher, ou seja...embaixo do pescoço".

Bom, bolei essa situação, sem comentar sobre o parto...porque queremos aqui focar no líquido amniótico, certo? 

As mamães costumam ter muitas dúvidas nessa época, independente se é ou não de primeira viagem. Vocês já devem ter ouvido falar que a bolsa pode estourar e sair uma enxurrada,como pode confundir a saída do líquido com um corrimento, por exemplo. A questão do envelhecimento que eu citei anteriormente é que se o bebê fizer cocô dentro da barriga da mãe, o líquido pode sair esverdeado, por exemplo...e são nesses sinais, se houverem, que vocês precisam ficar atentas.

No acompanhamento médico, nos ultrassons...você consegue ver o nível do líquido e a médica mostra pra você isso!! 

Então...fique tranquila!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário