sábado, 15 de agosto de 2015

Enxoval do bebê

Uma das coisas mais pedidas é a lista de enxoval do bebê, pois ela começa desde que a mamãe está gestante. Se você perguntar para uma mãe de primeira viagem, muito provavelmente ela terá dificuldades em responder, pois ainda não terá a experiência necessária para saber os itens e as quantidades corretos. Agora, uma mãe que já tem filhos é uma mamãe um pouco mais experiente, pois tem a vivência do dia-a-dia.

Como saber se vai usar? O que usar mais ou o que não usar?

Como o passar do tempo, você vai ganhando uma noção bem melhor, como, por exemplo, quando o bebê estiver com mais ou menos uns 5 meses. Não vou falar sobre utensílios e acessórios, pois prefiro falar sobre isso num post à parte, hoje vou apenas de falar de roupinhas e outras coisas relacionadas ao que for de tecido mesmo.

Falar de acessórios parece um pouco mais difícil, pois depende muito do seu estilo de vida e do seu dia-a-dia. Por exemplo, normalmente, toda mulher almeja amamentar, mas se isso não der tão certo assim quanto você esperava, você precisará de mamadeiras, mas, inicialmente, quem amamenta exclusivamente no peito não vai precisar tanto quanto você. E, às vezes, a mamadeira só é usado para um caso e/ou outro em outros tipos de líquido, assim como: suco, chá, água de coco, água mineral...enfim!

Então vamos falar do enxoval de uma forma mais geral, tá bom?

Primeiramente, nunca se sinta culpada por nenhum erro, afinal isso vai acontecer constantemente, mas você não tem culpa nenhuma, afinal é assim que se aprende e sei que você estará sempre tentando acertar, por isso as tentativas.

Tem coisa que você vai comprar demais e tem coisa que você vai comprar de menos. Tem coisa que você vai olhar e pensar: "Comprei só um?" e outras que você vai olhar e pensar: "Nossa, comprei tantos e não estou usando pra nada".

dicas pais e filhos


PRIMEIRA DICA

"Comprar sempre conforme a demanda: às vezes você vai naquela feira linda de gestante e se joga, não é mesmo!? Como é difícil definir o que comprar...e os tamanhos, então? Compre o que você for usar primeiro, até mesmo por questão de espaço. Ah, e o tamanho do bebê sempre nos surpreende, então espere o tempo passar e vai comprando. Isso faz com que você use todo o seu enxoval e não desperdice tempo, dinheiro e roupinhas."

Bom, continuando...parece que ter de tudo um pouco ou de muito vai fazer com que o nosso bebê não fique sem nada, mas vai por mim...a gente sempre compra coisa que não é necessidade do bebê e se você tiver menos coisa, acaba usando tudo, mesmo que aquilo não seja tão necessário. Pior é o excesso mesmo.

SEGUNDA DICA

"Faça um planejamento financeiro. Através dele você consegue definir o que vai comprar e como vai comprar, a dica aqui é: vá comprando aos poucos. Se você não conseguir isso logo de cara, que tal tentar para um segundo filho? Muitas pessoas pensam em guardar o enxoval para usar pro próximo filho, mas se o sexo for diferente, pelo menos você já terá um pezinho de meia. Que tal?"

Vamos agora aos itens essenciais do enxoval e que você realmente precisa comprar:


  • paninhos e fraldinhas de algodão: não importa como, onde e quando! Você usa muito esses itens aqui: para a babinha, caso o bebê regurgite, para secar o bumbumzinho, para secar a superfície da cômoda, para colocar sobre o bebê na hora da troca ou na hora do banho, para apoiar o bebê na banheira..ufa! Enfim, compre aos montes! Ah, falo babinha, porque, sim...tem bebê que no primeiro mês, ao invés do terceiro, já começa a salivar!! Ai, essas crianças que parecem que já nascem prontas...rs
  • gorro, luva e meinha: tem bebê que pode não gostar nem de luva e nem de gorro. Reparem que a cabecinha do bebê é mais quentinha, já as extremidades como os pés e as mãos são bem mais frias, porque são áreas que ainda não tem circulação sanguínea, você só precisa tomar cuidado com a temperatura corporal do bebê. Quanto às meinhas, olha que dica bacana: digamos que o seu bebê nasça bem pitiquinho e as roupinhas acabem ficando muito grandes, ai você coloca uma meia por baixo da calça para aquecer o bebê e outra por cima da calça pra prendê-la, se não ela vai escapar mesmo! E dessa forma você já pode ir usando até por mais tempo sem a real necessidade de comprar um novo enxoval. Agora, dizer por quanto tempo você vai usar? Só o tempo pra dizer...Cuidado com as unhinhas do bebê!
  • babador: cuidado com esse item, pois pode parecer essencial, mas não é! Além da roupa ficar úmida, o pescoço pode ficar cheio de brotoejas! Existem os de alimentação, mas futuramente eu falo sobre eles!
  • cueiro, seja do tecido que for: não vejo tanta necessidade assim, é mais um pano que fica na gaveta e não usa pra nada. Serve pra cobrir e forrar? Sim, mas pensa no tempo...se tiver calor, prefira um lençol e se tiver frio, tem que ser cobertor! Não tem jeito...E convenhamos, ninguém mais faz charutinho de bebê, afinal hoje eles são mais ativos
  • toalha de banho: de uso relativo, acredito que não precisa de tanto assim, talvez uma ou duas no máximo? Estou falando mais do inverno, no verão posso falar melhor! Uma estação é chuvosa e dependendo de como for usa máquina de lavar fica mais difícil e o verão exige mais higiene ainda
Decida se vai lavar tudo na hora ou não! Isso ajuda a decidir também a quantidade!

AGORA VAMOS FALAR DAS ROUPAS

RN: invista em roupas desse tamanho, pois nunca sabemos que tamanho ele vai nascer. Mesmo o bebê crescendo rápido ou até talvez usando muito pouco, ele precisa estar confortável. Agora uma dica que vai muito de gosto, mas vou falar o meu:evite roupas muito justas, pois dependendo do modelo fica muito difícil você conseguir usar por mais tempo. Dependendo do peso e da altura que o bebê nasce, ele pode usar apenas por 2 semanas ou as roupas podem começar a servir apenas após 1 mês, a mesma coisa vale pras fraldas, mas isso é assunto pra outro post. Body é uma roupa útil, que até ajuda a segurar a fralda, não sei se é mais prático no inverno e numa troca rápida de fraldas. A dica é botar pra lavar mais roupas do que ficar sem elas. Leve em consideração que o seu bebê pode ou não regurgitar, mesmo o leite materno, ele pode fazer mais xixi ou mais coco, assuntos também para outros posts.

Independente do tamanho, lembra que eu falei sobre roupas justas? Pois é, você pode se surpreender com o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê. Sempre fiquem atentos nos tamanhos das roupas! Sei que numa hora dessa você já deve ter cortado as etiquetas, mas existem roupas que vem com os tamanhos impressos na gola, mas se mesmo assim você não marcou nem com caneta, vai precisar se organizar para não perder nada. Sabe o que pode acontecer? Vamos supor que você esteja esperando aquele body lindo pra ser usado, mas ele corresponde à dois tamanhos maiores que o do seu filho e do nada, seu bebê já pode começar a caber nele. Tem bebê que não gosta de ser trocado toda hora, mas isso passa com o tempo, pois quanto mais rn eles forem, mais medrosos eles se sentem em relação à grandes superfícies, podemos falar nisso numa outra hora. A roupa vai caber até o tamanho indicado, mas lembre-se: ele já estará maior, fazendo mais coco e mamando muito mais, isso pode ocasionar mais explosões de xixi e de coco. Portanto, vá comprando mais roupas, e isso vai depender de cada bebê. E não se esqueça de seguir as estações!!

  • calça ou mijão: dependo do seu uso e do clima onde você mora
  • pijama: você pode associar o uso do pijama à rotina do bebê, mas não se apresse, ele pode ainda nem entender isso
  • blusa: apesar do conjunto calça e blusa ser muito prático, ele deixa o bebê de barriguinha de fora
  • macacão: ache sempre o que for aberto inteiro na frente. Existem as opções com ou sem pé, com ou sem gola e por ai vai. Caso tenha pezinho, mas o que vou falar agora serve para todo o enxoval, escolha o que vai fazer: se vai doar, se sua filha for uma menina e você quer guardar pra ela brincar de boneca, se quer guardar de lembrança, enfim, são inúmeras  opções, assim como a reforma da roupa que pode ter o pezinho fechado descosturado, um body que vira blusinha...são tantas ideias!
  • sapato: seu filho anda? Invista! Caso contrário, tudo o que for mais molinho é melhor!! Dica valiosa! Cuidado com os tamanhos e não incomode o bebê com isso, é besteira!

Um comentário:

  1. uma dica legal é o body pode ser usado por baicho do conjuntinho de cauça e blusinha, assim evita que a barriguinha do bebe fique de fora, outra dica é, pode não parecer mais é necessário pelomenos 3 toalhas de banho de preferência com toca, pois dependendo do clima e da região onde vc mora elas podem demorar a secar e vc ficar na mão pois elas devem ser lavadas com frequência para higieniza-las, e com certeza meias nunca são demais afinal a gente sempre acaba perdendo algum parzinho na hora da lavagem.

    ResponderExcluir